Destaque 1

Destaque 2

Destaque 3

17 de agosto de 2013

O post mais importante da minha vida [ENORME]

Esse é sem dúvida o post mais importante para mim até hoje. Uma das razões da criação dessa parte no blog é dividir um pouco da minha experiência com o emagrecimento, alimentação, exercícios e tudo que eu ando testando por ai. A outra é encontrar mais pessoas que como eu, mudaram a sua história e se apaixonaram por uma vida com mais saúde e disposição.


Embora seja comum no mundo fitness fotos do “antes e depois”, eu ainda tinha vergonha dessas fotos. E vergonha por quê? Elas fazem parte do meu passado como cada um tem o seu, mas vergonha porque eu não mudei isso na época, não estou falando apenas do meu peso, mas sim da minha cabeça e dos riscos que eu assumi mantendo um peso tão elevado.
Para responder a pergunta que tantas vezes me fazem: “mas vale a pena tanto sacrifício alimentar e esforço na academia?” E eu sempre respondo: vale a pena porque hoje eu acredito que posso ser saudável e ter o corpo que eu sempre sonhei, a menina de antes nunca acreditou nisso. E eu devo isso a ela.


1) Preconceito
Quem já esteve/está acima do peso sabe muito bem o que é entrar num lugar apertado e todo mundo ficar te olhando, ou pedir uma coxinha e alguém comentar que é por isso que você está gorda. Acho que essa é a pior fase para se estar acima do peso, já que a adolescência é uma fase que gera inseguranças por si só, imagina quando você ainda tem esse perfil?

2) Sedentarismo
Eu entrei em vários esportes, fiz vôlei, natação, saí e entrei na academia mil vezes...mas nunca permanecia. Acho que eu não tinha maturidade para abrir mão das coisas que eu gostava de comer e por isso eu sempre abandonava tudo o que eu começava, criando um problema sério não apenas para o meu físico, mas também para a minha saúde. E como começou a mudança? Foi de maneira um pouco drástica... Quando eu vi estava com 75kg, eu surtei. Sério, eu resolvi que ia emagrecer de TODO JEITO e passei a ir ao nutricionista que me passou uma dieta de 1600 calorias por dia + atividade física.

Emagrecer e engordar é péssimo para o corpo, péssimo para a auto estima, e ainda dá estrias! Tudo de pior no mundo. Há exatos 1 ano, quando eu comecei minha reeducação alimentar e a academia (de verdade), eu tinha alguns pontos na cabeça: 

1) Assumir o controle que eu nunca tive sobre a minha alimentação: quando eu ficava nervosa eu comia. Quando eu ficava triste, parava de comer. Feliz, comia. De TPM, parava de comer(exceto chocolate). Em véspera de prova, comia. Enquanto não saía o resultado, parava de comer. Resolvi que ia aprender minha primeira lição: O ÚNICO PROBLEMA QUE COMER RESOLVE É A FOME! 


2) Estabelecer meu corpo: nada de engordar e emagrecer, aparecer numa festa cheinha, na outra parecendo um sibito baleado, decidi que eu teria um corpo saudável

3) Menos gordura: Eu acreditava que era impossível resolver esse problema sem cirurgia, mas agora já vi que tudo depende de força de vontade! 

4) Superar meus limites: por que eu tenho que me contentar com o que eu acho ruim? Por que eu não posso procurar mais? Mais qualidade de vida, mais saúde, mais felicidade, mais AUTO ESTIMA, mais alegria...eu não só posso, como devo!

5) Mais saúde: o mais importante, eu decidi que eu não seria uma pessoa magra ou gorda, eu seria SAUDÁVEL e isso consequentemente me traria um corpo legal. Traria não, trará! 

Gente, como eu disse, esse é o post mais importante até agora. Contar o que me motivou a adotar esse estilo de vida “geração saúde” não foi fácil, porque foram várias coisas de uma vez só, vários momentos da vida que me levaram a tomar essa decisão tão benéfica! É difícil sim, exige sacrifício sim, MAS O RESULTADO COMPENSA! É incrível pra mim fazer um exame e ver todas as taxas perfeitas, poder usar aquela roupa que antes marcava demais e agora ficou legal, ter estresse o dia todo e descontar na academia... Até meu cabelo, minha pele e minhas unhas melhoraram depois que eu passei a comer muitas frutas e verduras por dia. Então o que eu posso dizer é: se você quer mudar, MUDE, não tem nada que você não possa fazer. Eu ainda estou longe, beeem longe dos meus objetivos, mas eu sei que eu vou chegar lá! 

Sei que a cada dia que passa eu chego mais perto dos meus sonhos. Se eu pudesse resumir as lições que eu aprendi, seriam essas:

1) Determinação é a coisa mais linda que alguém pode ter. Determinação no trabalho, nos estudos, na saúde, na família.
2) Tudo que você fizer, faça com amor. Se você pretende começar a se exercitar(não apenas academia, mas boxe, muay thai, até caminhar mesmo) faça com amor. Se você vai fazer seu lanche, se você vai cozinhar a sua marmitinha, coloque carinho naquela comida. Sinta prazer em se alimentar bem, coma uma fruta sabendo que está dando os nutrientes que seu corpo precisa.
3) “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem”. Sem mais.
4) Faça sempre por você. Mesmo que não entendam. Mesmo que alguém não concorde, faça o que você acha melhor, cada um é feliz de um jeito! A palavra chave é respeito: eu respeito quem vive de certo modo, e a pessoa me respeita, e assim vivemos em completa paz!
5) Seja alegre. Pra mim, comer saudável é uma alegria.” 


E pra finalizar, EU NÃO SOU NENHUMA EXPERT, mas se você pretender começar uma R.A.(reeducação alimentar) + atividade física, as dicas que eu aprendi: 
1) SEMPRE coma de 3 em 3 horas. Isso vai manter seu metabolismo acelerado e impedirá seu corpo de reservar gordura como mecanismo de proteção. Em vez de fazer 4 grandes refeições por dia, faça 6 menores, por exemplo.
2) Tome muita água. Isso garante o funcionamento perfeito do corpo e ajuda a emagrecer.
3) Diminua o número de carboidratos simples (farinha branca: pão, biscoito, doces, açúcares)
4) Aumente o consumo de frutas e verduras.
5) Se dê o direito de sair da dieta! Quantas vezes por semana/mês couberem na sua dieta, saia e coma o que você quiser! Se tiver vontade, se jogue na refeição do lixo SEM CULPA! Só se lembre de recuperar tudo no dia seguinte, né?

Ninguém nasce perfeito, ninguém dorme lagartixa e acorda crocodilo, as coisas boas só duram pouco se você permitir que elas acabem... e agora tenho um sonho: ser campeã na categoria wellness. Eu sei que é um processo demorado, e isso me põe louca porque eu sou ansiosa demais, mas eu tô tentando me controlar!! 
Mas wellness é uma coisa assim de "mulher brasileira" e eu comecei a pensar seriamente em competir. Ficou até então só no sonho, mas agora eu to disposta verdade a treinar, mudar alimentação, suplementar e fazer tudo o que for preciso pra realizar esse sonho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo! Pra mim é muito importante ter este retorno, assim saberei se estou no caminho certo, por favor, deixem suas dúvidas, críticas, sugestões, elogios! - smallfashionvictim@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...